RSS

Gratuito?

11 out

A publicidade na internet vem ganhando seu espaço, pouco notada mas aumenta em passos largos. Uma das principais estratégias de mercado, é a propaganda, que estimula potenciais consumidores à comprar ou usar serviços. Quanto maior a exposição mais facilmente a mensagem, que determinada empresa precisa passar, é captada e fixada na memória do indivíduo.

A Google, é uma das pioneiras nesse ramo, oferecendo serviços e produtos “gratuitos”. A verdade é que não são gratuitos. Ao concordar com os termos e condições, você está cedendo um espaço na sua pesquisa ou caixa de e-mail. Esse espaço é destinado à publicidade. Usando scripts avançados, é feito um perfil do utilizador padrão. Caso o cliente opte por usar apenas o site de buscas, o IP é salvo atrelando a ele todas as pesquisas feitas, com isso, é possível direcionar as pesquisas. Se você usar o Google Chrome ou Google Mail, a tarefa é muito mais fácil.

Tacada de mestre que é seguida hoje. Quando se fala em Softwares ou sites que não cobram para serem usados, é óbvio que a sua receita é obtida de algum outro modo, que é, a publicidade. Vejam o caso do Facebook, quanto mais características anexadas e páginas que você Curte, mais informações são usadas para direcionar os anúncios que condizem com o seu perfil de pessoa.

Então imagine a poluição que isso se tornou. É praticamente impossível entrar em alguma página ou abrir um software gratuito sem se deparar com inúmeras propagandas. O espaço que poderia ser usado para novas funcionalidades são disputados à espadas por empresas. Talvez o melhor exemplo seja o You Tube, que pertence ao Google, cada vez mais impregnado de anúncios. Os famigerados toolbars, alguns mini programas de propagandas e outras quinquilharias que passam despercebidas durante o processo de instalação, também fazem a festa.

O cumulo foi achar dois widgets na Área de Trabalho com propagandas! Mas isso foi em um computador de leigo. Os que mais sofrem. Esses[widgets] também são instalados durante a inserção de algum programa gratuito. Tome cuidado na hora da instalação.

É inegável que é uma boa estratégia, rende uma receita até considerável. Mas tudo é relativo ao número de usuários de determinado site ou software possui. Alguns destes já oferecem versões ou planos pagos quem excluem as propagandas. É um rendimento que garante o trabalho dos desenvolvedores, gera empregos e ganhos em algumas cadeias produtivas. É válido mas evidência um certo descontentamento do usuário.

O assunto ainda abre brecha para uma constatação: Qual o limite de nossa privacidade online? Os logaritmos usados chegam a ser tão complexos que podem até definir a idade do usuário. Tudo feito de forma passiva sem que o usuário necessite de anexar tais informações, como em Redes Sociais, por exemplo.

O capitalismo mostra seu tamanho dinamismo ao conseguir adentrar nas menores frestas. A publicidade é a alma do negócio e está sendo usado em todas as oportunidades que aparecem. Aumentar o consumo, criar empregos, alavancar índices sociais, tudo se liga em na cadeia do capital. Mas se usam a publicidade de forma correta, em todos os casos, ai é outra história…

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 11 de outubro de 2012 em Discorra

 

Tags: , , , ,

2 Respostas para “Gratuito?

  1. Claudemir Freire

    11 de outubro de 2012 at 21:01

    Parabéns!

    Estou com este dilema no Ultra, vamos passar por uma mudança radical nos próximos dias e vão poluir o site com propagandas, barras e outros afins.

    Vai ser tão ruim que vou ter que confeccionar uma nova logo para o site que se adeque melhor ao novo “visual”, mas felizmente esse problema terá um retorno financeiro.

     
    • Hugo Borges de Oliveira.

      11 de outubro de 2012 at 21:39

      Obrigado.

      Eu realmente aprovo o uso da publicidade na internet. Todos os que desenvolvem programas ou mantém sites, como o Ultra, precisam de algum retorno para darem continuidade ao trabalho.

      O problema é que algumas vezes exageram(You Tube) e outras vezes abusam, com os toolbars e programinhas de adsense, eles aparecem sem mais nem menos…

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: