RSS
Nota
07 set

A auto crítica, embasada pela razão, pode ser uma atitude moral de grande valia. Evidência um auto-conhecimento avançado e maturidade o bastante para tal ação. Ela é tão grandiosa que, em grande escala, sai do nível mínimo, compreendido pelo indivíduo, e adentra nas grandes instituições estatais.

Se viu no jogo da seleção uma cena curiosa, que causa grande impacto, negativo e positivo. A torcida vaiou e fez chacota do time que nos representa em um jogo realizado aqui mesmo. O ato evidência uma característica clara que não é exclusiva do brasileiro. A demasiada importância dada a um esporte em particular. Deixando claro que o esporte tem seu valor social e cultura, não deve ser demonizado como é hoje pela massa pseudo-culta.

Enfim, trata-se de uma atitude clara de desaprovação à seleção da sua própria nação. Imagine se tal ato fosse transferido para a esfera política? Talvez algo de concreto ocorresse. Não entraremos em revoluções platônicas ou devaneios da suposta força das massas mas por que o indivíduo brasileiro não faz esse vigoroso julgamento com os políticos? Por que a seleção é cobrada de forma surreal e os políticos não?

Pior ainda, é a falta de critério e razão para as vaias descabidas. Mas são vaias. Queremos vaias para os falastrões que esbanjam falácias em comícios financiados por grandes que querem seus benefícios, acima da população. Um país é feito pela sociedade, o quadro política é o puro produto da falta de senso crítico que nos assola. É um discurso clichê mas é necessário para não nos esquecermos dessa cólera que nos assombra.

O discurso político se esvaziou e a vitória é dada nas grandes movimentações de massas, na rua mesmo, criando a empatia com o eleitor, se utilizando das mais limpas às mais sujas formas. Do lícito ao ilícito. Pura empatia e fatídicas promessas… Importa a amizade conquistada e não a história. Importa os grupos que apoiam e não a proposta.

Assim caminhamos para as eleições municipais, sem uma sociedade crítica e com políticos substancialmente vazios.

A auto crítica…

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 7 de setembro de 2012 em Artigo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: