RSS

Evolução intelectual.

05 maio

Evoluimos intelectualmente? Sim e vou expor o porque. Remontem o passado, onde eu proponho como a partida para a evolução. Na Idade Média, tinha-se aquele sistema rígido e fechado, uma lei consuetudinária, seguir sem saber porque. Conformismo e obediência.

Com a nova identidade do Estado Moderno, os problemas agora são sociais e não sobrenaturais e para resolver tais problemas deve se passar pelo crivo da razão. Ações inteligentes e sem preconceitos. Enfim o direito positivo, a lei deve ter objetivos e meios para tal com respaudo racional. Não estou levando em conta a violência empregada, isso é outro assunto…

Martin Lutero ajudou mas foi hipócrita, atacou os camponeses para se apoiar com a nobreza.

O absolutismo emergiu como a real prova do racional. O poder é dado ao soberano porque ele vai salvar seus súditos, é contrato firmado entre o povo e o príncipe. Ele deverá usar seus conhecimentos para defende-la e se manter no poder. Sem ajuda da sorte, porque ela se vale de seu despreparo. Maquiavel expôe isso de forma sensata.

Com a liberdade individual, o livre comércio é bem vindo e a evolução aparece. Inglaterra, França, Espanha mas a Itália ainda fica presa pelas brigas internas por poder. Levando em conta que a Igreja possuia gande poder temporal lá dentro, tanto que um dos príncipes colocados por ela é o redentor maquiavélico, Cesar Borgia. Se explica porque a Itália sempre ficou atras dos demais países europeus…

A ciência prosperou como pilar para desevolvimento das nações. Era de comprêensão de todos que o sobrenatural não melhora a indústria. Navegações e enfim a Primeira Revolução Industrial. As duas grandes guerras e as demais revoluções industriais, mostram que o avanço tecnológico gera progresso e vitórias. Não se pode colocar a ciência como a vilã, aceitem que vivemos com relativa qualidade de vida graças a ela! Mortes foram catalisadas tanto por ciência como por religião.

Hoje mais que nunca, todos tem incutidos em sua mente o valor do trabalho. Pode ser uma ideologia capitalista, necessária para o desenvolvimento industrial. Pode ser encarado como forma de alienação pelos socialistas e anarquistas porém ele existe. O homem entende sua força, sabe que pode usar a natureza a seu favor. Sabe de onde certas doenças vem, sabe como se prevenir. Os fenômenos da natureza não são sobrenaturais. O homem vai ao médico para se tratar, vai para o colégio para adquirir conhecimento e trabalha para prover seu sustento.

Entendem como ações tão corriqueiras mostram o teor falível da religião. A maioria entende que ela não vai garantir variáveis básicas para sua vida. Mais incrível ainda é perceber que tais ações racionais viraram cotidianas. O fato de serem corriqueiras deixa claro que evoluímos.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 5 de maio de 2012 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: