RSS

Jogo político.

30 maio

Em meio a crise do governo bipartidário, é pertinente o jogo de interesses que envolve a esfera política. Não é de hoje que isso ocorre, desde os primeiros reinos, ocorre em todos os lugares, discordo que hajam nações ideais. Isso não existe, o homem tem seu poder destrutivo e não podemos nega-lo.

Para as pessoas que não entenderam o que vem ocorrendo, explicarei com clareza. No governo Lula, já vinham sendo firmados alguns alicerces com o PMDB, para então poderem ser aliar. Ocorreu a aliança, Michel Temer escolhido como a ponte entre os dois partidos, este que é nosso vice-presidente. Conseguiram o que queriam, Dilma se elegeu, até ai ocorreu tudo bem (em relação a aliança). Derrepente a oposição cultiva boatos do enriquecimento de Palocci, começa então uma operação de blindagem ao Palocci, ao mesmo tempo na Câmara transitava o novo Código Florestal e o caso do “kit gay” (taxado assim pela bancada evangélica). Membros do PMDB, que eram aliados, votaram a favor do novo código, sendo que o governo Dilma é contrário a isto. Logo o governo Dilma que teria maioria na Câmara, por causa de sua aliança e seu próprio partido, acabou sendo derrotado.

O que isso traz de ruim para nós? O novo Código Florestal é uma licensa para desmatar, não é preciso desmatar mais para cultivar mais. Querem produzir uma agriculura extensiva mas o certo é uma agricultura intensiva! É preciso investir no agricultor familiar, uma vez que as políticas de subsídio são risórias. Apoio técnico a essa classe é pequeno, não há comprometimento. Na primeira grande batalha a aliança não resistiu. É como uma família, pais e filhos, na primeira briga os pais acabam se separando e os filhos acabam sofrendo e muito com isso. Se essa aliança não se firmar de vez, o que acho difícil, ocorrerá novos conflitos.

Outro fato atual? O ato de vetar o “kit gay”, Dilma como tentativa desesperada de blindar Palocci, não resistiu a primeira investida da bancada evangélica do Congresso Nacional. Ameaçaram não ajudar na proteção do Ministro da Casa-Civil, em troca de sua ajuda era preciso vetar a distribuição do “kit Gay” e foi o que ocorreu. Veja você mesmo o conteúdo dos videos: http://www.youtube.com/watch?v=2vfxsoFFXGc. Denovo um grande movimento progressista é barrado pelo jogo político, se é bom ou não, discorro depois, porque não totalmente a favor.

Voltando ao jogo político, teria ocorrido uma ligação de Palocci a Michal Temer, ameaçando-o de demitir os ministros do PMDB. Tal notícia que vi no G1 e em blog de seus colunistas, logo achei estranho, como ele faria tal burrice. Mandei uma mensagem perguntando se o fato realmente ocorreu, não ouve resposta (ainda). Logo a mídia entra neste jogo, de imparcial não tem nada neste meio. http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/temer-diz-ministros-que-atrito-com-palocci-esta-superado.html. Ápice da notícia: “segundo informou uma fonte do governo.”

Tais alianças é uma faca de dois gumes para a nação, se boas leis forem aprovadas com facilidade pela fato da aliança tudo bem então, mas se isso for usado para aprovar leis que sejam de benefício destes dominantes. Então pende mais para o lado ruim, uma vez que se eu consigo vencer uma eleição, preciso ajudar quem me ajudou então distribuo cargos públicos aos meus aliados, sendo bons ou não as pessoas, preciso retribuir o favor. Um principe precisa de alicerces para chegar ao poder.

Tais fatos não podem nos desanimar, a população precisa se engajar na causa política, não existem apenas ladrões, muitos tem bom caracter e temos que previligiar estes! Toda esta sujeira se intensifica com a nossa omissão, não acredito em dogmas de revolução, mas sei que a sociedade tem força!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 30 de maio de 2011 em Discorra

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: